Data de referência: Agosto 2021 / Fevereiro 2023

Descrição: Articulação e escala da maior comunidade de inovação aberta digital do Brasil.

Cliente: Sebrae Nacional

Consultoria VRS

Uma colaboração com o governo do estado do Paraná para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas.

Em 2021 a Nectus foi convocada e aprovada na seletiva de cooperação de inovação com o Governo do estado do Paraná através do programa INVEST PASS.

Toda disrupção causa desconforto e apresenta cenários desafiadores e cheios de dúvidas. As etapas de aplicação da metodologia de Vocações Regionais Sustentáveis (V.R.S.), escolhida para a operação do modelo de inovação da INVEST Paraná, precisavam ser validadas na prática e o edital de chamamento de soluções para o Sistema de abastecimento de águas da barragem do Miringuava foi pioneiro em adequação e regulamentação à estas diretrizes durante o ano de 2021 pela diretoria de Meio Ambiente do estado do Paraná.

 

Escrever termos de referência é uma prática comum das empresas públicas, e não é diferente com a Invest Paraná, pois é o processo legal que se possibilita realizar a contratação de empresas privadas ou outras organizações sociais. O desafio enfrentado foi como desenhar a recém adquirida metodologia V.R.S. para a realidade do cliente?

 

 

 

 

A Nectus em parceria com a Invest Paraná, 

cocriaram uma proposta personalizada, 

embasada na metodologia (GIZ) Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit para dar base à V.R.S.

Desafios

A Nectus participou desde as primeiras conversas sobre a possibilidade de oferecer a consultoria técnica necessária para a implantação da metodologia a aprovação final do documento para a chamada pública. O escopo foi dividido em prototipagem e implementação com as seguintes etapas:

O que executamos

Participação na bancada da seção solene do lançamento do programa de apoio às Vocações Regionais Sustentáveis em 16/08/2021.

Resultados

  • Modelo de implementação base com diretrizes de escala que pode ser visto aqui;
  • Edital de chamamento público. Confira o documento na íntegra clicando aqui.

Nossa visão do projeto

Utilizar ferramentas e modelos mentais de design nas etapas de validação de novas metodologias nos permite raciocinar com clareza e objetividade sobre cada etapa do processo. Junto ao governo do estado do Paraná conseguimos formatar um modelo de implementação prático e de fácil acesso para o programa V.R.S.

Ficha técninca

Gerentes de operação

  • Bruno Banzato (INVESTPR): Program management – 2021.2022;
  • Flávio Ferrer: Strategic & Business Designer – 2021.2022;
  • Santiago Martín Gallo Avalos Dupuy de Lôme: Project Advisor Sr. – 2021.2022;

Analistas

  • Fernanda Tisserant: Business Analyst – 2022.