Acessibilidade
Priorização do acesso e uso compartilhado de recursos em detrimento da posse individual.
Confiança
Fundamental para permitir o trabalho autônomo e colaboração eficaz para um ambiente seguro.
Respeito
Valorização e consideração de todas as opiniões, fomentando um ambiente inclusivo.
Responsabilidade
Promoção da responsabilidade individual e coletiva nas ações e decisões.
Equidade e Diversidade
Enfoque na importância de incluir e valorizar diversas experiências e perspectivas respeitando-se às diferenças.
Integridade Corporativa
Compromisso com práticas éticas e transparência nas operações visando credibilidade nas ações.
Liderança Compartilhada
Distribuição de responsabilidades promovendo autonomia e eficiência na tomada de decisões.
Flexibilidade e Adaptabilidade
Cultivo de uma cultura que favorece a experimentação e soluções criativas para ajustar-se às necessidades dinâmicas, tendências e imprevistos.
Aprendizado Contínuo
Criação de um ambiente que apoia o auto desenvolvimento e a troca de conhecimentos.
Ordem Natural
Reconhecimento e respeito pelos ritmos, processos e ciclos da natureza.
Um salve ao A.O.
Boas ideias precisam de espaço.
Esse era o slogan do Ambiental Office Coworking que ficava em Curitiba, a primeira experiência de rede de empreendedores da economia criativa que gerenciamos de 2011 até 2018.
Lá se instalaram algumas empresas que estavam inovando na época. A rede era composta por residentes, contatos profissionais, clientes de membros, viajantes que buscavam um espaço para trabalhar e pelo ainda tímido porém motivado cenário de atores do ecossistema de inovação de Curitiba.
Abaixo fizemos um resumo dos principais marcos da nossa evolução até o modelo atual. 🙂
No dia a dia, compartilhavam o mesmo ambiente físico empresários e colaboradores das áreas de foto, áudio, vídeo, estúdios de animação, produção de jogos, agências do marketing de guerrilha ao digital, estúdios de desenvolvimento de produção de conteúdo e tecnologia, além do pessoal de planejamento e estratégia, designers de áreas diversas, contadores, escritores, revisores, tradutores, advogados e outros criativos.
Como anfitriões, nossa principal tarefa era proporcionar valor para a rede para mantê-la por perto, tanto por motivos comerciais do negócio de coworking como pelo motivo que aquelas pessoas tonaram-se amigas, dividimos vários momentos, projetos e situações que nos fizeram aprender uns com os outros.
Atuamos muito forte na produção e troca de conhecimento, mentoramos empreendedores e startups, produzimos e promovemos conteúdos, encontros, vivências, discussões, palestras e cursos de Hard e Soft Skills sobre esse novo mercado de trabalho. Como resultado natural das trocas com a rede surgiram novas oportunidades de colaboração e a possibilidade de desenvolver projetos exclusivos para grandes clientes como FIEP-PR, Neodent, Unimed, Caixa Econômica Federal, entre outros. Nascia um novo negócio que se chamava HAZE e era composta por sócios de outros empreendimentos que operavam no coworking.
Um ano antes de encerrar as operações no coworking, a Haze já possuía serviços de tecnologia como portais, sites, aplicativos, softwares de realidade aumentada e jogos digitais desenvolvidos para nossos clientes. Neste ano iniciamos um projeto que durou aproximadamente 1 ano com o departamento de inovação do Bradesco. O projeto consistia em mapear e desenhar a rede digital de inovação do Inova Bra Hub, um ótimo convite para voltar a desenvolver soluções de redes de negócio inovador com um dos maiores bancos do Brasil como incentivador.
Iniciamos um projeto de desenvolvimento de inovações em conjunto com a Brasil Foods (BRF) e percebemos que havíamos encontrado um novo jeito de trabalhar. Decidimos ao mesmo tempo encerrar as atividades do coworking e pivotar a Haze para uma consultoria de inovação. Foram refeitos arranjos societários e deu-se início a operação a um novo CNPJ da empresa Haze Shift. Nesse acordo, Flávio Ferrer, nosso fundador, foi sócio no período de 2018 e 2019, atendendo aos clientes Novozymes, BRF, Sebrae Paraná e Renault do Brasil.
Com auxílio da rede, deu-se início ao desenvolvimento de um sistema alternativo de governança financeira para comunidades. O projeto Leaf trata-se de um sistema acessível, transparente, seguro, inteligente e descentralizado que atua na função de captar e distribuir recursos para projetos de desenvolvimento econômico sustentável. Este projeto é responsável também pelo desenvolvimento de mindset que molda o nosso propósito e nossa cultura.
No início do ano nascia a Nectus, como laboratório de inovação para empreendimentos de sustentabilidade com o fundamento de construir uma base de conhecimento, cultura e desenvolvimento de metodologias de gestão e operação para projetos de inovação, que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS da ONU.
Assim como anteriormente, desde a sua fundação a Nectus contou com a rede para desenvolver novos projetos, e em 2021 iniciamos uma longa parceria com o setor de inovação do Sebrae Nacional, materializando parte da nossa estratégia de desenvolvimento de empreendedorismo social para negócios regenerativos. Colaboramos com vários atores importantes do ecossistema de inovação que nos abriram portas importantes de auto desenvolvimento empresarial e contatos através das atividades desenvolvidas em conjunto. Também formatamos sistema de operação de projetos, metodologias e desenvolvimento profissional e cultural.
Oficializamos a posição da Nectus como investidora e fomentadora de um movimento que deu início ao desenvolvimento de um novo modelo de negócios que estamos construindo. A previsão de conclusão desta etapa é para o 1º trimestre de 2024. Da mesma maneira, iniciamos a estruturação empresarial, administrativa e mercadológica da Nectus como laboratório de inovação em negócios sustentáveis. Iniciamos uma operação em São Paulo - SP e continuamos escrevendo a nossa história todos os dias com a nossa governança, rede, parceiros e clientes.